Pesquisa:

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Alimentos Afrodisíacos

Bebidas:
Café: Excitante por conter cafeína, um alcalóide de efeito poderoso. É consumido em várias partes do mundo, principalmente no Brasil.
Absinto: Licor verde extraído da planta do mesmo nome, à qual são acrescentadas ervas. Considerado muito afrodisíaco, teve a fabricação proibida por seus efeitos altamente tóxicos.
Anis: Seu sabor é muito semelhante ao do absinto. É a base de muitos licores afrodisíacos, como o Pernod, o Ricard, o Pastis e o Arak.
Calvados: É um brandy feito de maçãs.
Vodca: Por ter um efeito inibidor, não é particularmente afrodisíaco quando ingerido em muitas quantidades.

2 comentários:

  1. Olá pessoal, parece que o trabalho está encaminhado. Preciso saber como anda a parte que está pronta mesmo, quais os próximos passos, qual o produto final onde vocês estão agora, etc. Para poder ajudá-los melhor. O livro do qual falei chama-se Química das sensações. Bjs, Lu

    ResponderExcluir
  2. Olá de novo! Gostaria de comentar algumas coisas sobre os materiais que vocês citaram:
    A cafeína é uma substância estimulante do sistema nervoso central. Ela provoca em nosso organismo, estado de alerta, euforia, concentração, o que pode justificar sua citação como algo afrodisíaco. O absinto, contém, mais do que a vodca, um elevado teor alcoólico. O álcool é um depressor do sistema nervoso central, então por que sua associação com desinibição? Ele "deprime", entre outras áreas, a área do cérebro referente à censura, assim, o indivíduo torna-se mais corajoso, livre etc. Porém, pode prejudicar a ereção e provocar sono por causa de sua atividade depressora. Já o absinto, contém uma substância, a "tujona"que contém propriedades alucinógenas, entretanto, sua concentração em tal bebida é muito pequena e, provavelmente, todo o "barato"do absinto, bem como seus efeitos nocivos, venham do álcool e não de tal substância. O uso do álcool como afrodisíaco é muito mais cultural. Espero ter contribuído. Bjs

    ResponderExcluir